Home Fóruns Apresentação Apresentação

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 21 do total)
  • Autor
    Posts
  • #25224

    Olá! Sejam bem-vindos! Eu sou Alessandra, sou carioca e completei 41 anos, em plena pandemia! Atuo como professora no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) há 15 anos. Estou no último ano do doutorado em literatura, cultura e contemporaneidade da PUC-Rio. Adoro livros, cinema, teatros e museus. Minha pesquisa vai abordar um percurso com textos literários mais contemporâneos, dos países de LP, com ênfase em Portugal, Brasil, Angola e Cabo Verde. Fiz o fórum da melhor maneira que consegui. Espero que gostem e saibam que estou bastante interessada em ouvir as contribuições e as críticas de cada um de vocês.
    É um prazer tê-los em minha caminhada profissional e acadêmica! Que possamos construir um espaço amistoso e enriquecedor para todos! Afinal, com tantos desafios, merecemos!
    Agora, posso saber um pouco sobre vocês?

    #25556

    Olá! Sou Thaisy Bentes, trabalho na Federal de Roraima com um projeto para migrantes surdos. No momento, temos uma baita desafio, o ensino de português como LE, L2, L3, L4… Atualmente, moro em Roraima e sou da área dos Estudos da Tradução, mas trabalhei 9 anos como professora de português no Atendimento Educacional Especializado-AEE no Pará. Os suros migrantes oriundos da Venezuela, demandam o aprendizado para inserção laboral. Diante disso, estou a procura de mais informações e conhecimentos sobre o tema, além de buscar novas parcerias para esse desafio.

    #25557

    Olá, Thaisy! Prazer em conhecê-la! Os surdos sabem língua de sinais venezuelana ou brasileira? São adultos ou são crianças? Quantos são mais ou menos? Minha orientadora organizou em Roraima uma oficina para crianças refugiadas, mas não sabíamos a respeito de pessoas surdas. Vamos conversando…
    Um abraço!

    #25558

    Olá! Me chamo Themis sou professora de Libras na Universidade Estadual de Montes Claros – MG. Fiz o meu mestrado em literatura e o foco da minha pesquisa foi literatura surda na qual analisamos poesias do slam do corpo. Embasamos o nosso trabalho na teoria da literatura menor proposta por Deleuze e Guattari que parte da filosofia da diferença.
    Pretendo continuar minhas pesquisas no doutorado ainda na literatura surda. Busco aprofundar meus conhecimentos e trocar experiências.

    #25561

    Que interessante, Themis! Minha dissertação abordou o conceito de performance na contação de história em língua de sinais, mas eu trabalho com textos de literatura em LP. Foi uma contação com uma intérprete e uma professora surda, que também é poeta. O resultado ficou bem bacana e os alunos surdos adultos ficaram bastante interessados. Prazer em conhecê-la!

    #25562

    Boa tarde!
    Me chamo Rodrigo Franchini, sou surdo e atualmente moro em Faxinal dos Guedes/SC. Graduado em Letras-Libras pela UNOCHAPECÓ e Especialista em Educação de Surdos: aspectos políticos, culturais e pedagógicos pelo IFSC e Educação Especial: Libras pela UNIASSELVI. Sou professor de Libras na rede estadual de Santa Catarina e ministro há quase 5 anos com os alunos surdos, trabalhei com os alunos surdos com deficiências múltiplas, assim como, surdo com deficiência intelectual e cefália, surdo-cegueira, surdo autista, surdo com paralisia cerebral e surdo hiperativo, inclusive, trabalhei com surdo haitiano e índio surdo, foi de um grande desafio para minha carreira profissional, onde pude aprender e compartilhar essas experiências de cada aluno. Sempre admirei a Literatura para a Educação de Surdos, ainda há muito para melhorar, não é? E pretendo continuar pesquisando nesta área. Prazer em conhecê-la professora Alessandra!
    Ansioso para iniciar esse curso maravilhoso…
    Abraço!

    #25563

    Olá, Rodrigo! Muito bonita sua trajetória profissional! Parabéns! Fui mediadora em uma mesa com um professor surdo cego, que pesquisava o ensino de literatura para crianças surdo-cegas. Achei o trabalho lindo! Espero que possamos trocar muitas experiências! Qualquer dúvida pode entrar em contato!. Prazer em conhecê-lo!

    #25565

    Boa noite a todos!

    Chamo-me Adelaine, sou Pedagoga e professora na Universidade Federal do Tocantins.Atuo no Curso de Letras: Libras, ministrando as disciplinas pedagógicas do curso.
    Estou muito feliz em participar desse curso.Tenho muito interesse no ensino de Língua Portuguesa para Surdos.
    Espero que possamos compartilhar muitas experiências durante essa jornada de estudos.
    Abraço fraternal!

    #25566

    Olá,
    Meu nome é Vania e sou professora de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino do RJ há 14 anos.
    Estou ansiosa e feliz pela oportunidade de acompanhar esse curso maravilhoso.
    Bjos a todes!

    #25568

    Olá, Adelaine! É um prazer poder trocar experiências com você. Espero que o curso seja produtivo e interessante! Obrigada!

    #25569

    Olá, Vânia! Esta é uma querida amiga de sala de aula que muito me ensina também! É prazer tê-la por aqui. Espero que você goste do curso! Um abraço!

    #25573

    Alessandra, para esse curso pelo SENAC, financiado pela ONG Visão Mundial, são adultos usuários da LSV. Para o curso são apenas 20 vagas, mas temos cerca de 200 surdos atendidos pelo Programa MiSordo. Eles fizeram o curso básico de Libras, mas acho que não rendeu muito. Por isso agora estou procurando criar uma rede para ofertar e formar um professor específico para ministrar o curso.

    Tem várias crianças no fundamental e os professores não sabem o que fazer. Contudo, não estamos conseguindo dar conta de tanta demanda. Se vocês quiserem nos ajudar, ficaríamos muito felizes em tê-las como parceiras.

    O MiSordo começou em setembro de 2020, desde então temos tentando atender as demandas da comunidade migrante em diversas áreas, principalmente às relacionadas ao acesso aos direitos humanos e inserção laboral.

    #25574

    Ademais aos surdos migrantes, próximo semestre ministrarei a disciplina de Literatura surda para os alunos do curso Letras Libras, a qual sou docente. Então acredito que todo conteúdo será maravilhoso para mim. E, parabéns pela iniciativa!

    #25581

    Boa tarde, sou Paula, natural do Rio de Janeiro, há 12 anos morando em Angra dos Reis. Sou formada em Português-Literaturas pela UERJ, onde também me especializei em Língua Portuguesa. Dou aulas há 18 anos e, há 7 sou professora de Português para Surdos, em uma escola municipal bilíngue, para Surdos. Também trabalho na rede estadual, com alunos ouvintes. Além disso, sou mãe de 2 – o que é bastante intenso, principalmente da pandemia (😂) – e sou membro do Movimento Escoteiro. Gostaria de me aprofundar nessa questão da educação voltada para o aluno Surdo e sobre a cultura Surda. Com o curso espero ter mais conhecimento para trabalhar com esse público, trocar ideias com outros professores e aprender cada vez mais.

    #25584

    Olá, Paula! Estou muito feliz em tê-la aqui! Já ouvi falar bastante da escola de surdos em Angra! Espero que o curso possa contribuir com o trabalho que você realiza! Estou aberta a críticas, contribuições e trocas! Muito animada! Um abraço!

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 21 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.