Sobre nós

Alessandra Gomes da Silva

Minha história

Doutoranda no programa de pós-graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da Puc - Rio. Tem mestrado pelo mesmo programa, com a dissertação "Por uma poética dos sentidos: a literatura no contexto da surdez" (2016). Possui graduação em Letras (português-francês) e suas respectivas Literaturas, pela UFRJ. Desde 2006, é professora de Ensino Básico e Educação Tecnológica do Instituto Nacional de Educação de Surdos, atuando nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Possui o certificado de proficiência no Uso e no Ensino da Libras (PROLIBRAS), nível superior. Atuou em cursos de graduação, aperfeiçoamento e especialização, nas áreas de Letras, Educação e Educação de Surdos, presencialmente e a distância.

Sobre o curso

“Fórum teórico e prático de discussão sobre o trabalho com a Literatura em Língua Portuguesa para alunos surdos da Educação Básica”
Professora: Alessandra Gomes da Silva
Ementa: o curso é parte integrante de pesquisa de doutorado, intitulada “Cartografias do trabalho com a literatura com alunos surdos em países de Língua Portuguesa ”. No presente Fórum, nossa proposta será refletir, em conjunto com os participantes, sobre possiblidades de trabalho com a literatura em língua portuguesa escrita com alunos surdos da Educação Básica. Nosso pressuposto teórico é pautado em uma concepção de Educação Bilíngue, na qual a língua de sinais é compreendida como primeira língua do sujeito surdo e a língua portuguesa escrita é aprendida como segunda língua (QUADROS e SCHMIEDT, (2006), entre outros). Gostaríamos, assim, de potencializar, colaborativamente, a criação e o compartilhamento de estratégias pedagógicas direcionadas a esses alunos surdos, presentes em diferentes contextos educacionais, a partir de um repertório de narrativas selecionadas para esse fim. Os temas abordados serão: 1)Eu, professor-leitor; 2)Artistas surdos e a representatividade surda na literatura; 3)O papel dos diferentes suportes para o texto literário no contexto da educação de surdos; 4)A literatura nos países de LP, entraves e diálogos; 5)Pensando em projetos literários, aproximações temáticas para o trabalho com a literatura. Por fim, temos como públicos-alvo professores de língua portuguesa e professores do primeiro segmento do Ensino Fundamental, interessados no tema.