Home Fóruns Apresentação Apresentação

Visualizando 6 posts - 16 até 21 (de 21 do total)
  • Autor
    Posts
  • #25587

    Olá, colegas pesquisadores. Meu nome é Scheila Aquino sou professora de Língua Portuguesa, Literatura. Esse ano fui convidada a lecionar LIBRAS para ouvintes do 1° e 2° seguimento. Apesar de tratar de crianças ouvintes tento sempre trazer textos com narrativas em LIBRAS.
    Estou finalizando a Pós Graduação em LIBRAS: educação, tradução e interpretação na UFRJ. Minha pesquisa é sobre Literatura Surda. Direcionada, especificamente, a poemas com autores surdos.
    Participo do grupo de pesquisa LAPLI com a Professora Danielle Ramos (UFRJ) e a professora Valéria (INES)
    Vivenciei uma breve experiência de ter um aluno surdo, incluso, numa turma que lecionava Redação. Na escola tinha intérprete. Bom intérprete. Mas por muitos momentos senti uma certa angústia por perceber que por mais que o intérprete seja competente não é a mesma coisa. Não sou intérprete. Mas solicitei várias vezes tentar explicar usando a LIBRAS e a troca de experiências e angústias com o profissional intérprete foi de extrema importância.
    Amo Literatura! Gosto muito das narrativas da Clarice Lispector, Machado de Assis, Guimarães Rosa e Mia Couto.
    Será um grande prazer participar dessa troca com colegas totalmente imersos na cultura surda. Aprenderei muito com todos.
    Obrigada por fazer parte disso.
    Abraço.

    #25588

    Oi, boa tarde

    meu nome é Lindalva, eu sou cearense mas moro em Montes Claros no momento e eu estudo libras desde 2013 na faculdade e me apaixonei, hoje faço letras libras e já fiz vários cursos de libras e estou estudando para a fluência perfeita e fiz o curso de tradução e interpretação do Institudo Federal e ainda estudo sempre em curso de libras. E è um prazer estar aqui fazendo este.

    #25595

    Boa noite, me chamo Sarah, acabei de completar 25 anos, sou formada há pouco mais de um ano em Pedagogia, no entanto tive contato com surdos desde nova, sou neta de uma surda oralizada e não usuária de Libras e aos 8 anos comecei aprender Libras com uma outra surda que eu conheci, mais tarde fiz um estágio em uma escola de referência que tinha alunos surdos, ali me apaixonei ainda mais pela Libras e pelo mundo Surdo,enfim, sou carioca, nascida e criada na Zona Oeste do Rio,mas precisamente no bairro de Campo Grande rs, gosto de passeios culturais e papos “cabeças”,apaixonada por Libras e pelo surdo, estou me especializando para ser intérprete, amo histórias que falam do dia a dia,poesias e poemas, entrei no fórum na intenção de crescer mais profissionalmente e aprender mais,conhecimento nunca é demais.

    #25596

    Olá, colegas pesquisadores. Meu nome é Scheila Aquino tenho 49 anos e sou do RJ. Graduada em Letras/Literatura e finalizando a Pós em LIBRAS: ensino, tradução e interpretação na UFRJ. Participo do grupo de pesquisa LAPLI com as Professoras Danielle Ramos (UFRJ) e Valéria Campos Muniz (INES). Minha pesquisa é sobre Literatura Surda, direcionada, especificamente, a poemas produzidos por autores surdos.
    Leciono como regente de turma desde 2011, inicialmente com ensino médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. a partir de 2019 peguei turmas do 6º ao 9º. Nesse período passei pela experiência de ter um aluno surdo e um intérprete em sala. Percebi, efetivamente, que existe uma lacuna entre o conteúdo que o professor passa e o que é interpretado. Mesmo tratando-se de profissional competente da área de interpretação. Foi uma experiência cheia de trocas que agregou conhecimento para ambas as partes.
    Esse ano fui convidada a lecionar LIBRAS para alunos ouvintes do 1º e 2º seguimentos. Nas minhas aulas procuro trabalhar narrativas em Língua de Sinais para que eles tenham contato, também, com a cultura e Literatura surda.
    Amo Literatura! Clarice Lispector, Manuel de Barros, Guimarães Rosa, Mia Couto, Machado de Assis entre outros.
    Gostaria de agradecer a oportunidade de trocar experiências com colegas que vivenciam diariamente a cultura surda. “Não tem como separar a Língua da cultura de um povo”. Com certeza aprenderei muito com todos!
    “Ai, palavras, ai, palavras, que estranha potência a vossa!” Cecília Meireles
    Forte abraço!

    #25632
    Ariane Polizel
    Participante

    Olá! Estou como professora de AEE na cidade de Suzano-SP. Acabo sendo intérprete, professora e outras dinâmicas como psicóloga e assistente social (rsrsrs). Venho do teatro, onde conheci crianças surdas e que me ensinaram libras e mudaram minha vida. Hoje atuo como contadora de histórias também e pela libras, pude ser várias em uma. Tenho pesquisa sobre o teatro para auxiliar na aprendizagem da Libras e da língua portuguesa, visto que 99% do meu público chega sem identidade surda. Quero muito trocar e aprender nas experiências, pois assim nos vemos menos sozinhos e melhoramos as práticas. Beijos e gratidão.

    #25638

    Olá, Scheila, Lindalva, Sarah e Ariane! É um prazer te-las aqui! Espero que possamos trocar muitos conhecimentos. Sejam bem-vindas!

Visualizando 6 posts - 16 até 21 (de 21 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.