Home Fóruns Apresentação Apresentação Responder a: Apresentação

#25596

Olá, colegas pesquisadores. Meu nome é Scheila Aquino tenho 49 anos e sou do RJ. Graduada em Letras/Literatura e finalizando a Pós em LIBRAS: ensino, tradução e interpretação na UFRJ. Participo do grupo de pesquisa LAPLI com as Professoras Danielle Ramos (UFRJ) e Valéria Campos Muniz (INES). Minha pesquisa é sobre Literatura Surda, direcionada, especificamente, a poemas produzidos por autores surdos.
Leciono como regente de turma desde 2011, inicialmente com ensino médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. a partir de 2019 peguei turmas do 6º ao 9º. Nesse período passei pela experiência de ter um aluno surdo e um intérprete em sala. Percebi, efetivamente, que existe uma lacuna entre o conteúdo que o professor passa e o que é interpretado. Mesmo tratando-se de profissional competente da área de interpretação. Foi uma experiência cheia de trocas que agregou conhecimento para ambas as partes.
Esse ano fui convidada a lecionar LIBRAS para alunos ouvintes do 1º e 2º seguimentos. Nas minhas aulas procuro trabalhar narrativas em Língua de Sinais para que eles tenham contato, também, com a cultura e Literatura surda.
Amo Literatura! Clarice Lispector, Manuel de Barros, Guimarães Rosa, Mia Couto, Machado de Assis entre outros.
Gostaria de agradecer a oportunidade de trocar experiências com colegas que vivenciam diariamente a cultura surda. “Não tem como separar a Língua da cultura de um povo”. Com certeza aprenderei muito com todos!
“Ai, palavras, ai, palavras, que estranha potência a vossa!” Cecília Meireles
Forte abraço!