Home Fóruns Apresentação Apresentação Responder a: Apresentação

#25587

Olá, colegas pesquisadores. Meu nome é Scheila Aquino sou professora de Língua Portuguesa, Literatura. Esse ano fui convidada a lecionar LIBRAS para ouvintes do 1° e 2° seguimento. Apesar de tratar de crianças ouvintes tento sempre trazer textos com narrativas em LIBRAS.
Estou finalizando a Pós Graduação em LIBRAS: educação, tradução e interpretação na UFRJ. Minha pesquisa é sobre Literatura Surda. Direcionada, especificamente, a poemas com autores surdos.
Participo do grupo de pesquisa LAPLI com a Professora Danielle Ramos (UFRJ) e a professora Valéria (INES)
Vivenciei uma breve experiência de ter um aluno surdo, incluso, numa turma que lecionava Redação. Na escola tinha intérprete. Bom intérprete. Mas por muitos momentos senti uma certa angústia por perceber que por mais que o intérprete seja competente não é a mesma coisa. Não sou intérprete. Mas solicitei várias vezes tentar explicar usando a LIBRAS e a troca de experiências e angústias com o profissional intérprete foi de extrema importância.
Amo Literatura! Gosto muito das narrativas da Clarice Lispector, Machado de Assis, Guimarães Rosa e Mia Couto.
Será um grande prazer participar dessa troca com colegas totalmente imersos na cultura surda. Aprenderei muito com todos.
Obrigada por fazer parte disso.
Abraço.