Por que trabalhar com os artistas surdos?

Home Fóruns Por que trabalhar com os artistas surdos? Por que trabalhar com os artistas surdos?

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Autor
    Posts
  • #25416

    Olá! Neste fórum vamos abordar a importância do trabalho com os artistas surdos. Em nosso caso, privilegiamos narrativas em LP escrita, mas podemos estimular diálogos com as demais artes surdas.

    Uma sugestão é o site:https://culturasurda.net/

    #25549

    Não ficou claro pra mim.

    #25590

    oi,
    O surdo precisa ter contato com a comunidade surda, sabendo-se que a Libras é a sua primeira língua, e tendo contato com artistas que são surdos, ele terá contato com a sua língua natural e conseguirá aprender melhor e compreenderá também a sua segunda Lingua que ´e o português, o surdo só aprenderá Português se o mesmo dominará a sua língua.

    #25598

    Boa noite!! É importante o surdo reconhecer que o surdo é capaz e pode ter uma representatividade em qualquer área, como na literatura, teatro. Neste sentido é essencial possibilitar ao surdo o contato com artistas surdos para que ele se reconheça e cria uma identidade positiva e forte.

    #25613

    Oi, Carmelinda, ainda vou explorar um pouco mais esse tópico. Acho que ficará mais claro para você. Não se preocupe.

    #25615

    Bom dia,é necessário que o surdo tenha conhecimento da sua própria cultura, como a literatura,além do mais a representatividade que esses autores possuem, dá até um “gás” a mais,para que os nosso alunos surdos se expressem e criem seus próprios escritos, como textos literários, poemas,poesias,etc… Eu particularmente,acho muito importante isso tudo!

    #25616

    Boa noite! Concordo com a Lindalva, Djanes e a Sarah a respeito da necessidade de incluir as artes produzidas por surdos na Educação Básica.
    Gostaria de explorar algumas questões como: a ausência da literatura surda na BNCC, a pouca publicação de autores que abordam a surdez nos materiais didáticos, a pouca divulgação dessas obras nas escolas. Como garantir que a literatura e os artefatos culturais produzidos por surdos em LP ou Libras estejam presentes de modo contínuo e consistente nas escolas? Quais critérios? Acredito que seja importante, por exemplo, desconstruir alguns estereótipos, como os que acreditam que os surdos são indivíduos que precisam ser “curados”, desconsiderando a Libras. Ampliar também as referências sobre os próprios surdos, como idade, gênero, raça, etc.

    #25630

    Bom dia, Alessandra!

    É de grande importância que os surdos tenham o conhecimento da Cultura Surda, onde muitas vezes os surdos vê a cultura entendendo apenas nas Línguas de Sinais, como uma língua materna, mas não é apenas isso, há manifestações da Cultura Surda, como podemos ver; a arte, a literatura, a poesia, a piada, a música… tudo isso se entende também na cultura pela Comunidade Surda.

    #25636

    Isso mesmo, Rodrigo! Questões estéticas, criativas, narrativas… Há muito o que aprender com a cultura surda. Todos nós, professores, deveríamos conhecer mais sobre as artes em língua de sinais e sobre a cultura surda. Obrigada!

    #25643

    É fundamental para o aluno Surdo ter contato com autores Surdos, pois ele não só se sentirá representado por seu par, motivado pelas conquistas dele como terá a oportunidade de ler algo escrito por quem o entende de fato e participa de sua cultura ativamente.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.