Home › Fóruns › Discutir modos de ler. › Discutir modos de ler.
- Este tópico contém 4 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 2 anos, 9 meses atrás por Paula Antonioli de Toledo.
-
AutorPosts
-
01/04/2021 às 14:30 #25425Alessandra GomesMestre
Ola! Discutir modos de ler. Quais as principais preocupações para pensar uma aula de literatura com esses alunos? Citar nível escolar e os possíveis recursos tecnológicos utilizados, ou não.
- Este tópico foi modificado 2 anos, 10 meses atrás por Alessandra Gomes.
28/05/2021 às 21:24 #25592Lindalva Lopes Pinheiro SiqueiraParticipanteoi
Sabemos que a compreensão do surdo é totalmente diferente da do ouvinte e assim precisamos saber usar bem os mecanismos da contaçaõ de histórias para surdos e oque usar, podemos trabalhar com imagens bem coloridas e bem grandes mostrando para o surdo entender bem a história e usar recursos tecnlógicos como o data show para apresentar esta história com animação para o assunto ser bastante compreendido pelo surdo e citando bastante exemplos trazendo a clareza para eles.11/06/2021 às 21:34 #25627Sarah Souto ConceiçaoParticipanteOlá,boa noite! o surdo é um ser completamente visual,então podemos produzir vídeos, peças teatrais com eles próprios participando,contação de histórias, tudo com muitas imagens que relatem as cenas e de tamanho que os mesmos consigam enxergam e compreender o que ali está! Ah lembrando que o vídeo tem que ter o intérprete de libras ou legenda, de nada adianta fazer o vídeo e não ser acessível para o mesmo,data show, é uma boa pedida ,devido o tamanho que o mesmo consegue deixar a imagem, lembrando também que tudo tem que ter um sentido para o surdo,nada pode ser desconexo, sendo assim o surdo conseguirá entender tudo perfeitamente.
12/06/2021 às 23:50 #25629Alessandra GomesMestreSim, Lindalva e Sarah! Também acho importante reforçar a importância desse contato com a literatura ser uma via dupla. Digo, como podemos incluir atividades de criação de imagens, contação de histórias e saraus em nossas práticas para que esses alunos possam experimentar suas leituras em sinais. As vezes é comum utilizarmos o texto escrito em atividades de perguntas e respostas, nossa ideia seria tentar implementar leituras que envolvam a produção em diferentes linguagens, incluindo dramatização, fotonarrativas e vídeo resenhas, por exemplo.
05/07/2021 às 13:43 #25646Paula Antonioli de ToledoParticipanteAcredito que a principal preocupação seja tornar a história visualmente bem atraente para ele, caprichar nos recursos visuais, sem também “poluir” a história. É preciso adequar a temática da história e o vocabulário presente de acordo com a faixa etária e o desenvolvimento da turma.
Gosto muito de trabalhar HQ com ensino fundamental, pois é uma leitura naturalmente bastante visual, em que as expressões dos personagens contam muito. Também é possível apresentar vídeos com narrativas em Libras e dramatizar as histórias, principalmente para os alunos menores. -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.