Home Fóruns Discutir modos de ler. Discutir modos de ler.

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #25425

    Ola! Discutir modos de ler. Quais as principais preocupações para pensar uma aula de literatura com esses alunos? Citar nível escolar e os possíveis recursos tecnológicos utilizados, ou não.

    #25592

    oi
    Sabemos que a compreensão do surdo é totalmente diferente da do ouvinte e assim precisamos saber usar bem os mecanismos da contaçaõ de histórias para surdos e oque usar, podemos trabalhar com imagens bem coloridas e bem grandes mostrando para o surdo entender bem a história e usar recursos tecnlógicos como o data show para apresentar esta história com animação para o assunto ser bastante compreendido pelo surdo e citando bastante exemplos trazendo a clareza para eles.

    #25627

    Olá,boa noite! o surdo é um ser completamente visual,então podemos produzir vídeos, peças teatrais com eles próprios participando,contação de histórias, tudo com muitas imagens que relatem as cenas e de tamanho que os mesmos consigam enxergam e compreender o que ali está! Ah lembrando que o vídeo tem que ter o intérprete de libras ou legenda, de nada adianta fazer o vídeo e não ser acessível para o mesmo,data show, é uma boa pedida ,devido o tamanho que o mesmo consegue deixar a imagem, lembrando também que tudo tem que ter um sentido para o surdo,nada pode ser desconexo, sendo assim o surdo conseguirá entender tudo perfeitamente.

    #25629

    Sim, Lindalva e Sarah! Também acho importante reforçar a importância desse contato com a literatura ser uma via dupla. Digo, como podemos incluir atividades de criação de imagens, contação de histórias e saraus em nossas práticas para que esses alunos possam experimentar suas leituras em sinais. As vezes é comum utilizarmos o texto escrito em atividades de perguntas e respostas, nossa ideia seria tentar implementar leituras que envolvam a produção em diferentes linguagens, incluindo dramatização, fotonarrativas e vídeo resenhas, por exemplo.

    #25646

    Acredito que a principal preocupação seja tornar a história visualmente bem atraente para ele, caprichar nos recursos visuais, sem também “poluir” a história. É preciso adequar a temática da história e o vocabulário presente de acordo com a faixa etária e o desenvolvimento da turma.
    Gosto muito de trabalhar HQ com ensino fundamental, pois é uma leitura naturalmente bastante visual, em que as expressões dos personagens contam muito. Também é possível apresentar vídeos com narrativas em Libras e dramatizar as histórias, principalmente para os alunos menores.

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.