Home Fóruns Pensar em modos de articular os textos nas aulas com alunos surdos. Pensar em modos de articular os textos nas aulas com alunos surdos. Responder a: Pensar em modos de articular os textos nas aulas com alunos surdos.

#25648

O ensino bilíngue para Surdos, em ambiente bilíngue, é fundamental para o processo ensino aprendizagem deles. Além disso, demonstra respeitar sua cultura e particularidades, o que os torna mais confiantes e participativos não só na educação como na sociedade.
É muito importante ofertar diversos tipos de textos para os alunos Surdos, principalmente porque, muitas vezes, a escola é o único ambiente em que ele terá contato com eles. Assim, quanto mais for exposto a tipos diferentes de textos, mas saberá lidar com eles e entender suas especificidades.
Um dos meus objetivos de trabalho sempre foi fazer com que, cada vez mais, meus alunos ganhassem independência. Dessa forma, seriam mais capazes de se integrar na sociedade e ampliariam suas possibilidades. Assim, a meu ver, instrumentalizar o aluno é parte fundamental do trabalho do professor. Com isso, busca-se melhorar a leitura de mundo, permitindo a ele uma participação mais efetiva e crítica na sociedade.
O material utilizado deve apresentar bastante informação visual, com a possibilidade de fazer apresentações em aplicativos.
Vídeos podem ser usados também, como contação de história em Libras e legendas em português. Assim, pode-se explorar muito a aprendizagem dessas línguas, comparando-as, no caso dos alunos mais velhos.
Além disso, vários jogos podem ser usados e há inúmeros aplicativos interativos com eles. Os alunos costumam gostar bastante dessa possibilidade.
E, claro, não podemos nos esquecer de pedir que os alunos produzam algo em português, para não perderem o contato com a escrita dessa língua.