“Fórum teórico e prático de discussão sobre o trabalho com a Literatura em Língua Portuguesa para alunos surdos da Educação Básica”

Seu Estado
Não Inscrito
Preço
Grátis

Ementa: o curso é parte integrante de pesquisa de doutorado, intitulada “Cartografias do trabalho com a literatura com alunos surdos em países de Língua Portuguesa ”. No presente Fórum, nossa proposta será refletir, em conjunto com os participantes, sobre possiblidades de trabalho com a literatura em língua portuguesa escrita com alunos surdos da Educação Básica. Nosso pressuposto teórico é pautado em uma concepção de Educação Bilíngue, na qual a língua de sinais é compreendida como primeira língua do sujeito surdo e a língua portuguesa escrita é aprendida como segunda língua (QUADROS e SCHMIEDT, (2006), entre outros). Gostaríamos, assim, de potencializar, colaborativamente, a criação e o compartilhamento de estratégias pedagógicas direcionadas a esses alunos surdos, presentes em diferentes contextos educacionais, a partir de um repertório de narrativas selecionadas para esse fim. Os temas abordados serão: 1)Eu, professor-leitor; 2)Artistas surdos e a representatividade surda na literatura; 3)O papel dos diferentes suportes para o texto literário no contexto da educação de surdos; 4)A literatura nos países de LP, entraves e diálogos; 5)Pensando em projetos literários, aproximações temáticas para o trabalho com a literatura. Por fim, temos como públicos-alvo professores de língua portuguesa e professores do primeiro segmento do Ensino Fundamental, interessados no tema.

Estrutura do curso: serão cinco encontros com apresentação de alguns pressupostos teóricos on-line, com possibilidade de interação simultânea, tendo como alternativa ainda assistir às aulas gravadas posteriormente. Em seguida, iremos propor uma questão teórica a ser debatida em um fórum e uma atividade prática a ser desenvolvida como tarefa, geralmente relacionada à possibilidade de trabalho em sala de aula. Ao final, haverá uma proposta de atividade prática que buscará relacionar o que foi discutido durante o curso.
Carga-horária: 25h