Respostas no Fórum

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Para além das aulas de LP. #25661

    TEMA DO PROJETO “ CONVIVER E RESPEITAR É PRECISO!”

    1- MOTIVAÇÃO – Após a observação de comportamentos inadequados dos alunos do terceiro ano do fundamental 1 perante aos outros, que surgem no dia a dia, tais como : desrespeito ao próximo, agressão verbal e física, etc.. As professoras da sala de leitura e a regente da turma, optaram por fazer este projeto com a turma, através de livros com histórias atrativas e divertidas para que ao mesmo tempo em que o educando se diverte com a história e com as atividades propostas, aprendam respeitar e conviver da melhor forma possível com o seu próximo.

    2- INTRODUÇÃO- As obras escolhidas para este projeto foram : “Com licença? – Aprendendo sobre convivência” de Brian Moses e Mike Gordon e “Quem soltou o Pum ?” da Blandina Franco e José Carlos Lollo. Ambos os livros falam de como conviver em sociedade usando o bom senso, respeito, empatia, bons hábitos com o próximo de maneira bem lúdica e divertida, fazendo com que o educando ao ler, dê gargalhadas, mas ao mesmo tempo reflita sobre os seus hábitos e valores, se realmente está tendo atitudes corretas ou não com o seu próximo. Agora vou falar um pouquinho sobre os autores. Blandina Franco – Autora de diversos livros infantis, nasceu em Barretos, interior do estado de São Paulo, e se mudou com a família para a capital quanto tinha um ano de idade. Filha do dramaturgo Jorge Andrade, cresceu entre livros, mas só descobriu a vocação para a escrita quando se aproximava dos 40 anos. Seu primeiro livro foi publicado em 2009.A autora trabalha em parceria com o marido, o ilustrador paulista José Carlos Lollo, que atua paralelamente como publicitário, com um currículo que inclui passagens por algumas das maiores agências de publicidade do país. Juntos, formaram uma dupla de imenso sucesso. Blandina e Lollo, como se tornaram conhecidos, consolidaram uma obra criativa e afinada, que se destaca pelo humor e a sensibilidade e a originalidade. Brian Moses é um Poeta inglês. Ele escreve principalmente para crianças, tem mais de 200 trabalhos publicados e é conhecido como um poeta infantil. Seus livros de poesia e antologias para Macmillan venderam mais de 1 milhão de cópias. Brian foi convidado por CBBC escrever um poema para o 80º aniversário da rainha. (Pouco achei sobre esses dois últimos, Brian Moses e do Mike Gordon não consegui algo propriamente sobre ele,por isto não coloquei).

    3- LEITURA- Será feita através de contação de histórias, usando fotonarrativas, vídeos no youtube com acessibilidade em Libras (verifiquei no youtube e tem um vídeo em Libras do livro da Blandina),além dos alunos poderem visualizar e sentir o livro enquanto a professora folheia o mesmo. A professora conversaria sobre o livro com os alunos enquanto contava a história sempre com a ajuda do intérprete para fazer a mediação necessária e também deixando o aluno surdo se expressar livremente.

    4- INTERPRETAÇÃO- A professora montaria uma peça teatral para toda a escola com os alunos em Libras e confeccionaria um livro coletivo de acordo com o que cada um entendeu sobre as histórias (um livro completamente acessível, tendo algumas partes em Libras, seja pela datilologia ou fotos dos alunos fazendo os sinais em Libras e as legendas embaixo).

    Olá,boa noite! Bom, poderíamos ver com os surdos quais são os interesses literários deles antes de pensarmos em fazer essa articulação, conhecendo o nosso grupo melhor, fica bem mais fácil, além de demonstrar respeito pela opinião deles e a sua própria autonomia de escolha, visto que naturalmente eles já se sentem excluídos. Eu acho muito bacana oportunizar a eles essa discussão e sendo assim depois começamos apresentar diferentes textos dentro das prediletações deles,óbvio que sem fugir muito da BNCC e dos objetivos a serem adquiridos naquela aula, sempre de forma bilíngue fazendo equiparações entre uma língua e outra.

    em resposta a: Discutir modos de ler. #25627

    Olá,boa noite! o surdo é um ser completamente visual,então podemos produzir vídeos, peças teatrais com eles próprios participando,contação de histórias, tudo com muitas imagens que relatem as cenas e de tamanho que os mesmos consigam enxergam e compreender o que ali está! Ah lembrando que o vídeo tem que ter o intérprete de libras ou legenda, de nada adianta fazer o vídeo e não ser acessível para o mesmo,data show, é uma boa pedida ,devido o tamanho que o mesmo consegue deixar a imagem, lembrando também que tudo tem que ter um sentido para o surdo,nada pode ser desconexo, sendo assim o surdo conseguirá entender tudo perfeitamente.

    em resposta a: Por que trabalhar com os artistas surdos? #25615

    Bom dia,é necessário que o surdo tenha conhecimento da sua própria cultura, como a literatura,além do mais a representatividade que esses autores possuem, dá até um “gás” a mais,para que os nosso alunos surdos se expressem e criem seus próprios escritos, como textos literários, poemas,poesias,etc… Eu particularmente,acho muito importante isso tudo!

    A minha resposta é sim, para todas as perguntas acima. É direito sim do surdo ter contato com a literatura, importante dizer que as adaptações tem que serem feitas com muito cuidado e atenção da Língua Portuguesa para a Libras, existe também a Literatura Surda, que ainda é pouco conhecida até mesmo pelos próprios surdos, por isso é imprescindível que o professor conheça Libras, para que possa conseguir adaptar tudo de forma correta, cautelosa e incentivadora ao aluno surdo, pois como educadores devemos sempre dar esse apoio e incentivo aos nossos alunos,não só para eles buscarem mais, mas como também se desenvolverem até mesmo como escritores ou poetas.

    em resposta a: Apresentação #25595

    Boa noite, me chamo Sarah, acabei de completar 25 anos, sou formada há pouco mais de um ano em Pedagogia, no entanto tive contato com surdos desde nova, sou neta de uma surda oralizada e não usuária de Libras e aos 8 anos comecei aprender Libras com uma outra surda que eu conheci, mais tarde fiz um estágio em uma escola de referência que tinha alunos surdos, ali me apaixonei ainda mais pela Libras e pelo mundo Surdo,enfim, sou carioca, nascida e criada na Zona Oeste do Rio,mas precisamente no bairro de Campo Grande rs, gosto de passeios culturais e papos “cabeças”,apaixonada por Libras e pelo surdo, estou me especializando para ser intérprete, amo histórias que falam do dia a dia,poesias e poemas, entrei no fórum na intenção de crescer mais profissionalmente e aprender mais,conhecimento nunca é demais.

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)