Respostas no Fórum

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • Sabemos que a Língua de Sinais é uma língua natural das pessoas surdas, vale ressaltar que, a opinião dos surdos tem a sua própria autonomia de escolha, onde devemos respeitar o que é necessário mudar na BNCC, mas sempre deveriam tirar proveito com as pessoas usuária da Língua de Sinais para que assim o empoderamento pela Comunidade Surda seja alcançada. A exemplo onde a Educação Bilíngue foi aprovado e que está incluso na Lei de LDB, graça as pessoas surdas e aquelas pessoas que fazem parte pela Comunidade Surda.

    A minha resposta é sim; pois o surdo precisa de um espaço para adquirir o português como sua segunda língua na modalidade escrita, sendo que, o surdo que não dominar a Língua de Sinais, que é a sua língua materna, será um entrave para ele aprender o português; desta forma, muitos pesquisadores comprovam que o surdo deverá ter conhecimento, ou seja, fluente na Língua de Sinais para assim poder adquirir o português e isso ajudará no desenvolvimento.

    em resposta a: Por que trabalhar com os artistas surdos? #25630

    Bom dia, Alessandra!

    É de grande importância que os surdos tenham o conhecimento da Cultura Surda, onde muitas vezes os surdos vê a cultura entendendo apenas nas Línguas de Sinais, como uma língua materna, mas não é apenas isso, há manifestações da Cultura Surda, como podemos ver; a arte, a literatura, a poesia, a piada, a música… tudo isso se entende também na cultura pela Comunidade Surda.

    em resposta a: Apresentação #25562

    Boa tarde!
    Me chamo Rodrigo Franchini, sou surdo e atualmente moro em Faxinal dos Guedes/SC. Graduado em Letras-Libras pela UNOCHAPECÓ e Especialista em Educação de Surdos: aspectos políticos, culturais e pedagógicos pelo IFSC e Educação Especial: Libras pela UNIASSELVI. Sou professor de Libras na rede estadual de Santa Catarina e ministro há quase 5 anos com os alunos surdos, trabalhei com os alunos surdos com deficiências múltiplas, assim como, surdo com deficiência intelectual e cefália, surdo-cegueira, surdo autista, surdo com paralisia cerebral e surdo hiperativo, inclusive, trabalhei com surdo haitiano e índio surdo, foi de um grande desafio para minha carreira profissional, onde pude aprender e compartilhar essas experiências de cada aluno. Sempre admirei a Literatura para a Educação de Surdos, ainda há muito para melhorar, não é? E pretendo continuar pesquisando nesta área. Prazer em conhecê-la professora Alessandra!
    Ansioso para iniciar esse curso maravilhoso…
    Abraço!

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)