Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Paula Antonioli de ToledoParticipante
Oi, Alessandra, não tem como comentar os dos colegas.
05/07/2021 às 14:13 em resposta a: Pensar em modos de articular os textos nas aulas com alunos surdos. #25648Paula Antonioli de ToledoParticipanteO ensino bilíngue para Surdos, em ambiente bilíngue, é fundamental para o processo ensino aprendizagem deles. Além disso, demonstra respeitar sua cultura e particularidades, o que os torna mais confiantes e participativos não só na educação como na sociedade.
É muito importante ofertar diversos tipos de textos para os alunos Surdos, principalmente porque, muitas vezes, a escola é o único ambiente em que ele terá contato com eles. Assim, quanto mais for exposto a tipos diferentes de textos, mas saberá lidar com eles e entender suas especificidades.
Um dos meus objetivos de trabalho sempre foi fazer com que, cada vez mais, meus alunos ganhassem independência. Dessa forma, seriam mais capazes de se integrar na sociedade e ampliariam suas possibilidades. Assim, a meu ver, instrumentalizar o aluno é parte fundamental do trabalho do professor. Com isso, busca-se melhorar a leitura de mundo, permitindo a ele uma participação mais efetiva e crítica na sociedade.
O material utilizado deve apresentar bastante informação visual, com a possibilidade de fazer apresentações em aplicativos.
Vídeos podem ser usados também, como contação de história em Libras e legendas em português. Assim, pode-se explorar muito a aprendizagem dessas línguas, comparando-as, no caso dos alunos mais velhos.
Além disso, vários jogos podem ser usados e há inúmeros aplicativos interativos com eles. Os alunos costumam gostar bastante dessa possibilidade.
E, claro, não podemos nos esquecer de pedir que os alunos produzam algo em português, para não perderem o contato com a escrita dessa língua.Paula Antonioli de ToledoParticipanteAcredito que a principal preocupação seja tornar a história visualmente bem atraente para ele, caprichar nos recursos visuais, sem também “poluir” a história. É preciso adequar a temática da história e o vocabulário presente de acordo com a faixa etária e o desenvolvimento da turma.
Gosto muito de trabalhar HQ com ensino fundamental, pois é uma leitura naturalmente bastante visual, em que as expressões dos personagens contam muito. Também é possível apresentar vídeos com narrativas em Libras e dramatizar as histórias, principalmente para os alunos menores.Paula Antonioli de ToledoParticipanteÉ fundamental para o aluno Surdo ter contato com autores Surdos, pois ele não só se sentirá representado por seu par, motivado pelas conquistas dele como terá a oportunidade de ler algo escrito por quem o entende de fato e participa de sua cultura ativamente.
Paula Antonioli de ToledoParticipanteBoa tarde, sou Paula, natural do Rio de Janeiro, há 12 anos morando em Angra dos Reis. Sou formada em Português-Literaturas pela UERJ, onde também me especializei em Língua Portuguesa. Dou aulas há 18 anos e, há 7 sou professora de Português para Surdos, em uma escola municipal bilíngue, para Surdos. Também trabalho na rede estadual, com alunos ouvintes. Além disso, sou mãe de 2 – o que é bastante intenso, principalmente da pandemia (😂) – e sou membro do Movimento Escoteiro. Gostaria de me aprofundar nessa questão da educação voltada para o aluno Surdo e sobre a cultura Surda. Com o curso espero ter mais conhecimento para trabalhar com esse público, trocar ideias com outros professores e aprender cada vez mais.
-
AutorPosts