Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
28/05/2021 às 22:03 em resposta a: Pensar em modos de articular os textos nas aulas com alunos surdos. #25594Lindalva Lopes Pinheiro SiqueiraParticipante
Oi,
Explicar para o surdo que ele tem direitos e esta respaldado pela lei Federal que o ampara e faze com que entenda e faço uso desta lei e do BNCC.Dessas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular
abordaremos a quarta competência que cita a língua brasileira de sinais-Libras.
A lei nº 10.436/2002 em seu Art. 1º que reconhece como meio legal de
comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e outros
recursos de expressão a ela associados. Em seu Parágrafo único.
Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de
comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza
visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um
sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de
comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Partindo do contexto do Ensino Fundamental para a educação
básica, destinado ao público de faixa etária de 6 a 14 anos de idade, teremos a
organização da Base Nacional Comum Curricular na área de Linguagens:
Língua Portuguesa;
Língua materna para populações indígenas;
Língua estrangeira moderna;
Educação física; e
Artes.
Com efeito, podemos indagar: como podemos visualizar a
verdadeira inclusão do Surdo na Base Nacional Comum Curricular na área deDessas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular
abordaremos a quarta competência que cita a língua brasileira de sinais-Libras.
A lei nº 10.436/2002 em seu Art. 1º que reconhece como meio legal de
comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e outros
recursos de expressão a ela associados. Em seu Parágrafo único.
Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de
comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza
visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um
sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de
comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Partindo do contexto do Ensino Fundamental para a educação
básica, destinado ao público de faixa etária de 6 a 14 anos de idade, teremos a
organização da Base Nacional Comum Curricular na área de Linguagens:
Língua Portuguesa;
Língua materna para populações indígenas;
Língua estrangeira moderna;
Educação física; e
Artes.
Com efeito, podemos indagar: como podemos visualizar a
verdadeira inclusão do Surdo na Base Nacional Comum Curricular na área deDessas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular
abordaremos a quarta competência que cita a língua brasileira de sinais-Libras.
A lei nº 10.436/2002 em seu Art. 1º que reconhece como meio legal de
comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e outros
recursos de expressão a ela associados. Em seu Parágrafo único.
Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de
comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza
visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um
sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de
comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Partindo do contexto do Ensino Fundamental para a educação
básica, destinado ao público de faixa etária de 6 a 14 anos de idade, teremos a
organização da Base Nacional Comum Curricular na área de Linguagens:
Língua Portuguesa;
Língua materna para populações indígenas;
Língua estrangeira moderna;
Educação física; e
Artes.
Com efeito, podemos indagar: como podemos visualizar a
verdadeira inclusão do Surdo na Base Nacional Comum Curricular na área deUM OLHAR SOBRE O SURDO
NA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO BRASIL
RENATA DE ARRUDA CÂMARA SILVA = Acessado em 28 de maio de 2021 ás 19hLindalva Lopes Pinheiro SiqueiraParticipanteoi
Sabemos que a compreensão do surdo é totalmente diferente da do ouvinte e assim precisamos saber usar bem os mecanismos da contaçaõ de histórias para surdos e oque usar, podemos trabalhar com imagens bem coloridas e bem grandes mostrando para o surdo entender bem a história e usar recursos tecnlógicos como o data show para apresentar esta história com animação para o assunto ser bastante compreendido pelo surdo e citando bastante exemplos trazendo a clareza para eles.Lindalva Lopes Pinheiro SiqueiraParticipanteoi,
O surdo precisa ter contato com a comunidade surda, sabendo-se que a Libras é a sua primeira língua, e tendo contato com artistas que são surdos, ele terá contato com a sua língua natural e conseguirá aprender melhor e compreenderá também a sua segunda Lingua que ´e o português, o surdo só aprenderá Português se o mesmo dominará a sua língua.Lindalva Lopes Pinheiro SiqueiraParticipanteboa noite,
O surdo precisa ter contato sim com a literatura surda, mas da maneira correta, fazendo a adaptação da língua portuguesa para a Lingua de Sinais – Libras. este cuidado é preciso para que o surdo consiga entender e aprender a Lingua de sinais e o Português como segunda Lingua.
O surdo ter este contato ´e muito importante para ele participar da Língua e conseguir imaginar como é maravilhoso o mundo da literatura.Lindalva Lopes Pinheiro SiqueiraParticipanteOi, boa tarde
meu nome é Lindalva, eu sou cearense mas moro em Montes Claros no momento e eu estudo libras desde 2013 na faculdade e me apaixonei, hoje faço letras libras e já fiz vários cursos de libras e estou estudando para a fluência perfeita e fiz o curso de tradução e interpretação do Institudo Federal e ainda estudo sempre em curso de libras. E è um prazer estar aqui fazendo este.
-
AutorPosts