Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 17 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Para além das aulas de LP. #25663

    Oi, Sarah! Gostei muito de suas atividades! Eu iria sugerir que você fizesse o livro em português, como um livro ilustrado, ou como uma história em quadrinhos, com fotos dos próprios alunos. Ia ser interessante ter uma foto dos personagens com seus respectivos sinais, como já vi nos livros da Arara Azul. Você poderia fazer um vídeo com dramatização ou contação de história em Libras, se possível legendado. Você fez esse projeto mesmo com os alunos ou pensou para o curso?
    Muito obrigada por compartilhar!

    em resposta a: Para além das aulas de LP. #25653

    Oi, Paula! Se você puder, coloque seu trabalho primeiro! Eu posso ajudar a complementar e os colegas devem vir chegando também! Acredito que, passando o período das avaliações, muitos voltarão! Muito obrigada!

    em resposta a: Apresentação #25638

    Olá, Scheila, Lindalva, Sarah e Ariane! É um prazer te-las aqui! Espero que possamos trocar muitos conhecimentos. Sejam bem-vindas!

    em resposta a: Por que trabalhar com os artistas surdos? #25636

    Isso mesmo, Rodrigo! Questões estéticas, criativas, narrativas… Há muito o que aprender com a cultura surda. Todos nós, professores, deveríamos conhecer mais sobre as artes em língua de sinais e sobre a cultura surda. Obrigada!

    Oi, Lindalva! Obrigada pela observação! Concordo que seja muito importante que os surdos saibam a importância daquilo que estão aprendendo, sobretudo, se são adultos. É comum que os alunos não entendam o motivo de estarem fazendo alguma coisa… Isso também poderia ser pensado no campo da leitura literária. O que conhecem? O que eles gostariam de conhecer?

    em resposta a: Discutir modos de ler. #25629

    Sim, Lindalva e Sarah! Também acho importante reforçar a importância desse contato com a literatura ser uma via dupla. Digo, como podemos incluir atividades de criação de imagens, contação de histórias e saraus em nossas práticas para que esses alunos possam experimentar suas leituras em sinais. As vezes é comum utilizarmos o texto escrito em atividades de perguntas e respostas, nossa ideia seria tentar implementar leituras que envolvam a produção em diferentes linguagens, incluindo dramatização, fotonarrativas e vídeo resenhas, por exemplo.

    em resposta a: Por que trabalhar com os artistas surdos? #25616

    Boa noite! Concordo com a Lindalva, Djanes e a Sarah a respeito da necessidade de incluir as artes produzidas por surdos na Educação Básica.
    Gostaria de explorar algumas questões como: a ausência da literatura surda na BNCC, a pouca publicação de autores que abordam a surdez nos materiais didáticos, a pouca divulgação dessas obras nas escolas. Como garantir que a literatura e os artefatos culturais produzidos por surdos em LP ou Libras estejam presentes de modo contínuo e consistente nas escolas? Quais critérios? Acredito que seja importante, por exemplo, desconstruir alguns estereótipos, como os que acreditam que os surdos são indivíduos que precisam ser “curados”, desconsiderando a Libras. Ampliar também as referências sobre os próprios surdos, como idade, gênero, raça, etc.

    em resposta a: Por que trabalhar com os artistas surdos? #25613

    Oi, Carmelinda, ainda vou explorar um pouco mais esse tópico. Acho que ficará mais claro para você. Não se preocupe.

    Oi, Thaisy, eu coloque “Sou Asas”, da Marta Morgado em nossa biblioteca. O livro está lá em PDF. Ainda tenho mais dois livros. Vou falar sobre eles na sexta, daí se você tiver interesse, tento uma versão em PDF para você também. Vou ver se tenho a “Turma do Jacob”, que é um livro didático de ensino LP.

    Isso aí, Djanes e Carmelinda! É sobre como podemos fazer esse trabalho com os alunos surdos que vamos discutir! Vamos pensar em nosso painel de leituras que nos formaram para começar a abordar o trabalho com a literatura! Agradeço a contribuição de vocês!

    Thaisy, concordo com as demandas que você expõe. São professores leitores, escolhem atividades adequadas ao aluno surdo, como esse aluno se comunica, sabe língua de sinais?, etc. Não é só no Brasil, como em Portugal também, há uma preocupação com a língua de sinais oferecida aos surdos nas escolas bilíngues, a proficiência do corpo escolar. Além disso, aos poucos, vamos tentando perceber a importância da literatura surda e, mesmo, dos artefatos culturais produzidos pelos surdos. Acredito que temos avanços por meio das pesquisas acadêmicas e formação dos docentes, sobretudo, surdos. Entretanto, na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), por exemplo, não encontrei orientações específicas sobre artes surdas e cultura surda.

    em resposta a: Apresentação #25584

    Olá, Paula! Estou muito feliz em tê-la aqui! Já ouvi falar bastante da escola de surdos em Angra! Espero que o curso possa contribuir com o trabalho que você realiza! Estou aberta a críticas, contribuições e trocas! Muito animada! Um abraço!

    em resposta a: Apresentação #25569

    Olá, Vânia! Esta é uma querida amiga de sala de aula que muito me ensina também! É prazer tê-la por aqui. Espero que você goste do curso! Um abraço!

    em resposta a: Apresentação #25568

    Olá, Adelaine! É um prazer poder trocar experiências com você. Espero que o curso seja produtivo e interessante! Obrigada!

    em resposta a: Apresentação #25563

    Olá, Rodrigo! Muito bonita sua trajetória profissional! Parabéns! Fui mediadora em uma mesa com um professor surdo cego, que pesquisava o ensino de literatura para crianças surdo-cegas. Achei o trabalho lindo! Espero que possamos trocar muitas experiências! Qualquer dúvida pode entrar em contato!. Prazer em conhecê-lo!

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 17 do total)