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    Olá! Para além das aulas de LP. A importância dos projetos para o trabalho com a literatura. Escolher um tema para um projeto e montar uma atividade. Explicamos na aula 5 (baseados no trabalho de Rildo Cosson – “letramento literário”)
    Sequência básica de leitura literária:

    1)Motivação – 2)Introdução – 3)Leitura – 4)Interpretação:

    1)Dar motivos, despertar o interesse dos alunos para os textos escolhidos;
    2)Apresentação do autor, da obra, contextualização do tema;
    3)Leitura propriamente dita, pode ser em várias linguagens e com exercícios de verificação como estudo dirigido, contação de histórias, discussão de um fragmento, etc. Isso pode ocorrer frequentemente no que o autor denomina Intervalos de leitura.
    4)Materialização da interpretação como ato de construção de sentido em uma determinada comunidade. Ampliar os sentidos construídos individualmente. Montagem de peça teatral para a escola, maquete, cartazes, vídeos resenhas, feira literária, livros coletivos, saraus, entre outros.
    Descreva a sua sequência e comente a sequência escolhida por dois colegas!

    #25651

    Oi, Alessandra, não tem como comentar os dos colegas.

    #25653

    Oi, Paula! Se você puder, coloque seu trabalho primeiro! Eu posso ajudar a complementar e os colegas devem vir chegando também! Acredito que, passando o período das avaliações, muitos voltarão! Muito obrigada!

    #25661

    TEMA DO PROJETO “ CONVIVER E RESPEITAR É PRECISO!”

    1- MOTIVAÇÃO – Após a observação de comportamentos inadequados dos alunos do terceiro ano do fundamental 1 perante aos outros, que surgem no dia a dia, tais como : desrespeito ao próximo, agressão verbal e física, etc.. As professoras da sala de leitura e a regente da turma, optaram por fazer este projeto com a turma, através de livros com histórias atrativas e divertidas para que ao mesmo tempo em que o educando se diverte com a história e com as atividades propostas, aprendam respeitar e conviver da melhor forma possível com o seu próximo.

    2- INTRODUÇÃO- As obras escolhidas para este projeto foram : “Com licença? – Aprendendo sobre convivência” de Brian Moses e Mike Gordon e “Quem soltou o Pum ?” da Blandina Franco e José Carlos Lollo. Ambos os livros falam de como conviver em sociedade usando o bom senso, respeito, empatia, bons hábitos com o próximo de maneira bem lúdica e divertida, fazendo com que o educando ao ler, dê gargalhadas, mas ao mesmo tempo reflita sobre os seus hábitos e valores, se realmente está tendo atitudes corretas ou não com o seu próximo. Agora vou falar um pouquinho sobre os autores. Blandina Franco – Autora de diversos livros infantis, nasceu em Barretos, interior do estado de São Paulo, e se mudou com a família para a capital quanto tinha um ano de idade. Filha do dramaturgo Jorge Andrade, cresceu entre livros, mas só descobriu a vocação para a escrita quando se aproximava dos 40 anos. Seu primeiro livro foi publicado em 2009.A autora trabalha em parceria com o marido, o ilustrador paulista José Carlos Lollo, que atua paralelamente como publicitário, com um currículo que inclui passagens por algumas das maiores agências de publicidade do país. Juntos, formaram uma dupla de imenso sucesso. Blandina e Lollo, como se tornaram conhecidos, consolidaram uma obra criativa e afinada, que se destaca pelo humor e a sensibilidade e a originalidade. Brian Moses é um Poeta inglês. Ele escreve principalmente para crianças, tem mais de 200 trabalhos publicados e é conhecido como um poeta infantil. Seus livros de poesia e antologias para Macmillan venderam mais de 1 milhão de cópias. Brian foi convidado por CBBC escrever um poema para o 80º aniversário da rainha. (Pouco achei sobre esses dois últimos, Brian Moses e do Mike Gordon não consegui algo propriamente sobre ele,por isto não coloquei).

    3- LEITURA- Será feita através de contação de histórias, usando fotonarrativas, vídeos no youtube com acessibilidade em Libras (verifiquei no youtube e tem um vídeo em Libras do livro da Blandina),além dos alunos poderem visualizar e sentir o livro enquanto a professora folheia o mesmo. A professora conversaria sobre o livro com os alunos enquanto contava a história sempre com a ajuda do intérprete para fazer a mediação necessária e também deixando o aluno surdo se expressar livremente.

    4- INTERPRETAÇÃO- A professora montaria uma peça teatral para toda a escola com os alunos em Libras e confeccionaria um livro coletivo de acordo com o que cada um entendeu sobre as histórias (um livro completamente acessível, tendo algumas partes em Libras, seja pela datilologia ou fotos dos alunos fazendo os sinais em Libras e as legendas embaixo).

    #25663

    Oi, Sarah! Gostei muito de suas atividades! Eu iria sugerir que você fizesse o livro em português, como um livro ilustrado, ou como uma história em quadrinhos, com fotos dos próprios alunos. Ia ser interessante ter uma foto dos personagens com seus respectivos sinais, como já vi nos livros da Arara Azul. Você poderia fazer um vídeo com dramatização ou contação de história em Libras, se possível legendado. Você fez esse projeto mesmo com os alunos ou pensou para o curso?
    Muito obrigada por compartilhar!

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