Home Fóruns Apresentação (Verso, prosa e pixel) Apresentação (Verso, prosa e pixel) Responder a: Apresentação (Verso, prosa e pixel)

#25974

Olá sou Jaqueline, prefiro que me chamem de Jaque, moro em Iracemápolis interior de SP, sou uma mulher branca que gostaria de fazer parte da luta contra o racismo, não sou da área da Educação mas me interesso muito pelo tema, estou cursando 5 ano de psicologia, inclusive meu TCC será sobre subjetividades de crianças negras em acolhimento institucional, e atualmente estou Conselheira Tutelar (1° mandato), tenho levado ao colegiado para abrirmos discussões juntamente com a secretaria de Educação em relação a Lei 10639/03 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da presença da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”, e penso que o Conselho Tutelar pode ajudar nesta questão, mas para isso, precisa primeiro conhecer, então comprei o livro da Djamila Ribeiro “o pequeno manual antirracista” e quando vi o curso fiquei muito feliz e cheia de expectativas.
Demorei muito para me atentar para as questões raciais, até porque sou branca e não tive letramento racial, fui me deparar quando tive uma filha negra e então pude entender que a branquitude precisa tomar o seu lugar na luta antirracista.
Então estou aqui,disposta a aprender.
Abraços!